Equipas de cuidados de saúde

Equipas de cuidados de saúde

A doença de Pompe pode afetar várias partes diferentes do corpo. Por isso, a gestão da doença de Pompe necessita da contribuição de uma vasta equipa de especialistas médicos e de profissionais de cuidados de saúde de suporte.

Especialistas médicos

Podem estar envolvidos médicos de várias áreas médicas na gestão dos cuidados de uma pessoa com doença de Pompe. Alguns médicos têm conhecimentos mais na gestão de um aspeto da doença, enquanto outros se centram numa área em particular:

  • Médicos especialistas em Neurologia e Neuromusculares: Especialistas em doenças neuromusculares e perda de função muscular
    relacionada (um dos principais sinais da doença de Pompe).
  • Geneticistas e especialistas em metabolismo: Especialistas em doenças hereditárias e problemas envolvendo
    processos químicos nas células vivas.
  • Pneumologistas: Especialistas em condições que afetem os pulmões resultando em problemas respiratórios (um dos principais sinais da doença de Pompe).
  • Cardiologistas e Cardio Pediatras: Especialistas em doenças cardíacas (especialmente relevante para lactentes com doença de Pompe).
  • Gastroenterologistas: Especialistas em doenças do trato digestivo (ou seja, estômago e intestinos).

Profissionais de cuidados de saúde de apoio

Depois de diagnosticada com a doença de Pompe, uma pessoa pode consultar vários profissionais de cuidados de saúde para obter apoio, para a ajudarem a gerir a sua doença e a viver a sua vida o mais normalmente possível:

Profissionais de cuidados de saúde de apoio